“Senja Experience” quer fazer você experimentar e vivenciar o algo novo, mágico, fantástico e incrível!

Rikki Martin Langnes e André Bonotto são dois amigos, moradores de Ilha de Senja e que amam fotografar a Natureza. Colecionam em seus portfólios mais de 720 passeios fotográficos com imagens inacreditáveis.  Experiência que exigiu de ambos algo muito além do amor a fotografia, exigiu habilidade, esforço e conhecimento das regiões a serem exploradas.

Subida em montanhas cobertas de neve, saídas em barcos de pesca, acompanhar pescas no gelo, trilhas em natureza selvagem, trenós e muitas outras atividades foram necessárias para conseguir fotografar alces, baleias, renas, águias, raposas além de uma infinidade de pássaros e mamíferos em seu habitat natural. 

A Aurora Boreal e o Sol da meia noite ainda são suas preferências, pela beleza e experiência única em cada encontro.

O conhecimento adquirido nestas aventuras é imenso.  Pegadas na neve, hábitos de cada espécie e seus habitats, trilhas e caminhos, deslocamentos, vestimentas apropriadas, enfim, anos de aventuras, conhecimento e experiências a serem compartilhadas através da “SENJA Experience”, a empresa que nasceu da experiência e conhecimento ao longo de tantos anos Aventuras.

A proposta é mostrar aos nossos visitantes um pouco de tudo que vivemos e aprendemos, de forma segura e experiente.

Visitas guiadas diurnas e noturnas em grupos de até 08 pessoas em veículo apropriado e seguro para proporcionar uma experiência única a cada visitante.

Sobre nós …



André Garcia Bonotto, 41 anos, Brasileiro, nascido em Porto Alegre/RS, formado em Educação Física.  Seu amor pela natureza já é de longa data, na juventude fez viagens de Sul ao Norte do Brasil para fotografar.

A aventura começou em um intercâmbio na Espanha em seu último ano de universitário, na sequência morou um ano na Itália, posteriormente dois anos e meio na Alemanha e hoje vive na Noruega que o fascinou com a Beleza da Aurora Boreal e o Sol da Meia Noite. 

“A magia da Aurora boreal é tão grande, que mesmo após mais de 50.000 fotos, saio as noites de céu estrelado para contemplar e fotografar esse fenômeno”( André Bonotto)

“Fotografar é uma arte, teorias, livros e estudo não são o bastante.  Você precisa aplicar a técnica e praticar continuamente para aperfeiçoar, e, nestes 8 anos de Noruega compreendi isto ..” (André Bonotto)

Amigos e vizinhos consideram André um Nativo de Senja, pois conhece a ilha na palma da mão, afinal nem mesmos os nascidos na ilha de Senja a conhecem tão bem.

A fotografia já um amor antigo, na Noruega só teve a certeza, descobriu também sua vocação de explorador da Natureza e a vontade de compartilhar com outras pessoas suas experiências.

Rikki Martin Langnes,  56 anos, nasceu e cresceu ao Norte da Noruega. Aos 23 anos recebeu uma proposta de trabalho em Svalbard de 01 ano, porém o contato com a natureza era tão grande que transformaram se em 10 anos.

Ao voltar para sua região, terminou os estudos, graduando-se em professor de bem-estar infantil com especialização em terapia ambiental, comportamental, cognitiva e orientação educacional.

Seu tempo livre era dedicado a natureza, nos últimos anos dedicou-se a explorar e conhecer a Ilha de Senja na Noruega, e, ficou encantado com tudo que a ilha tem a oferecer.

Descobriu que vivenciar os momentos extraordinários não era o bastante, queria poder registrá-los, foi então que fotografar complementou seu amor pela natureza.  Hoje a máquina fotográfica é sua companheira inseparável.

André e Rikki, a Parceria …

Ao chegar a Noruega André e sua família fixaram residência em frente à casa de Rikki, foi uma questão de tempo o primeiro encontro.

Os vizinhos conversaram certa noite e ao avistar a Aurora Boreal dançando no céu, André despediu-se rapidamente para buscar sua máquina fotográfica e, na noite seguinte convidou o “vizinho” para acompanha-lo,  assim começou uma parceria e amizade.

André Bonotto possuía a experiência e técnica fotográfica e Rikki Martin Langnes o extremo conhecimento da vida selvagem e da Natureza do norte da Noruega …

A troca de conhecimentos fez Rikki investir em materiais fotográficos e adquirir conhecimento técnicos da arte de fotografar e  André “descobriu” um vasto mundo além do que pensava conhecer.

“Antes de conhecer o Rikki, já havia tentado fotografar animais selvagens várias vezes, eram horas e quilômetros rodados e nada…   Rikki me mostrou que eles estavam lá, mas, eu não estava preparado para enxerga-los, é impressionante “ (André Bonotto)

“Sempre tirei fotos, mas nunca havia pensado na parte técnica ou aspectos fotográficos, agora é diferente” (Rikki Martin)

Hoje André e Rikki, além fotógrafos são “experts” da Natureza, sua magia e mistérios.

É um resumo do encontro de dois amigos que aperfeiçoaram seus conhecimentos, juntos desvendaram, descobriram novos caminhos e agora querem através criação da “SENJA Experience” proporcionar momentos extraordinários como a visão da dança da Aurora Boreal, vida selvagem e fotografia. Tenham uma experiência fantástica ao visitarem nossa região, descubra a SENJA Experience!

error: Content is protected!